DICAS SOBRE O ENEM

04-08-2013 15:09

O ENEM (Exame nacional do ensino médio) é uma prova que tem como objetivo medir a aprendizagem dos alunos, pelo governo federal, dos conteúdos de todo o ensino médio. Verifica competências e habilidades para quem pretende entrar numa universidade e, posteriormente, adentrar no mercado de trabalho. Portanto, essas competências e habilidades são importantes para verificar a capacidade de quem presta a prova do enem de ler, interpretar as diversas adversidades que a sociedade atual apresenta e agir nela com ações propositivas de enfrentamento dos problemas sociais (ser um cidadão atuante e participante), à luz dos conhecimentos adquiridos nessa etapa intermediária da educação.

Assim, a prova tem como uma de suas características a interrelação dos temas e dos conteúdos das disciplinas, agrupadas em áreas do conhecimento:

- Área de Linguagens e suas tecnologias: Engloba Língua portuguesa, Língua estrangeira moderna (Inglês ou Espanhol), Literatura, Arte e Educação Física;

- Área de Humanidades e suas tecnolçogias: Engloba História, Geografia, Sociologia e Filosofia;

- Área das Ciências da Natureza e suas tecnologias: Engloba Química, Física e Biologia;

- Área da Matemática e suas tecnologias: Matemática.

 

Outra característica do ENEM é ter eixos cognitivos (competências e habilidades) comuns a todas as disciplinas. Ou seja, noções básicas que estruturam e dão suporte ao exame, com o objetivo implícito em todas as questões. A PALAVRA CERTA DO ENEM É COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ARTICULADOS ENTRE SI E NO MUNDO; E NÃO A DECOREBA PURA E SIMPLESMENTE.

Os eixos cognitivos são:

I.
Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
 
II.
Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
 
III.
Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
 
IV.
Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
 
V.
Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

 

 

 

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