DISCURSO DE FORMATURA DO ENSINO MÉDIO DA EE PROFº JAIR TOLEDO XAVIER - TURMA 2018

21-12-2018 19:07

Boa noite a todos.

Boa noite formandos e formandas.

Antes de qualquer coisa, quero agradecer pela indicação e dizer que é um privilégio estar aqui e poder compartilhar algumas ideias com vocês. Importante deixar registrado que este evento ocorreu pelo esforço e dedicação da professora Silvia.

Chegar até o final do ensino médio foi um caminho longo, que somente cada um de vocês sabem o que passaram para estar aqui hoje. Momentos difíceis que foram superados e momentos felizes que devem ser guardados.

Em diversas situações sociais o que prevalece é a lógica da concorrência, onde um tem que engolir o outro para sobreviver. Por outro lado, o que eu e os demais professores e professoras esperamos é que vocês lutem contra essa “lógica perversa”. Como? Estimulando e efetivando laços sociais, sejam eles quais forem. É um pelo o outro. A “lógica da solidariedade” tem que se sobrepor à “lógica da concorrência”.

Sendo assim, estamos tranquilos pois vocês estão saindo daqui como seres humanos mais conscientes da sua existência e do mundo, com um aprendizado mais amplo do que o simples “terminar a escola”.

Li esses dias algo de uma formanda com o qual encerro a minha fala: “E para onde vai esta barca? Ora, para o mundo, pois estes passageiros estão dispostos a conquistá-lo”

Conquistem o mundo barqueiros!

Muito obrigado e boa sorte a cada um de vocês!

 

Kassiano César de Souza Baptista

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.