O POVO BRASILEIRO NA OBRA DE DARCY RIBEIRO – MATRIZ LUSA

17-08-2017 14:38

Seja bem-vindo tripulante à nave investigadora!

A aula dessa semana continuará na abordagem, a partir da homenagem à obra de Darcy Ribeiro, da outra contribuição étnica-cultural do povo brasileiro, a portuguesa (Matriz Lusa). É comum, em muitos casos, tecerem comentários nos quais alegam o “suposto precário desenvolvimento” do Brasil, como sendo “culpa do país colonizador”, no caso Portugal. Ora, isso é de um senso comum absurdo e falta de conhecimento histórico, como se pretende apresentar aqui.

Darcy Ribeiro argumenta nesta parte do seu livro O povo brasileiro – formação e sentido do Brasil, que Portugal, nos séculos XV e XVI, estava na “vanguarda do continente europeu”, dominando técnicas marítimas desconhecidas, até então, por outros povos. Ou seja, estavam aptos a enfrentar o mar, tão desconhecido e temido conforme nos legaram as lendas portuguesas, como podemos ver no romance de Camões, Lusíadas. Era o país mais desenvolvido da Europa ocidental!

Importante destacar, conforme ensina Ribeiro, que Portugal se consolidou como nação e Estado unificado tendo influência cultural moura, árabe e judia. Nas palavras do autor, muitas das influências portuguesas no Brasil, na verdade são de origem desses povos que migraram para a península ibérica. Ver abaixo a vídeo-aula do próprio Darcy.

www.youtube.com/watch?v=PQEdi0f5i_w

 

Para ler as aulas anteriores, clique no link abaixo:

blog.educahelp.com/o-povo-brasileiro-na-obra-de-darcy-ribeiro-matriz-tupi/

 

INDICAÇÕES DE LEITURA

- CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Editora Edusc.

- RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. Editora Companhia das letras.

- RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema. Editora Global.

- TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio. Editora Saraiva.

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.