DISCURSO DE FORMATURA DO ENSINO MÉDIO DA EE PROFº JAIR TOLEDO XAVIER - TURMA 2016

03-12-2016 19:31

Boa noite a todos.

Boa noite formandos.

Antes de qualquer coisa, quero agradecer pela indicação e dizer que é um privilégio estar aqui e poder compartilhar algumas ideias com vocês.

O escritor francês Antonie de Saint-Exupéry, no seu livro “O pequeno príncipe”, dentre as inúmeras frases reflexivas, escreveu uma da qual utilizo para iniciar o meu discurso: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. E é assim que me sinto nessa noite.

Fazer parte da formação de um indivíduo não é a mais fácil das tarefas, passamos por idas e vindas. Mas seguimos. Seguimos pela estrada da vida auxiliando na construção de uma maneira única de “se estar no mundo”. E nessa estrada na maioria das vezes estamos sozinhos, acompanhados pelo aprendizado acumulado que adquirimos das pessoas que passaram pelas nossas vidas e que de alguma forma nos cativaram, compartilhando conosco pedaços daquilo que é mais valioso: O conhecimento, fundamento próprio da humanidade.

Formandos, na estrada da formação acadêmica vocês acabam de fazer uma parada para renovar as energias e escolher novos caminhos. A partir de agora partirão para outras paradas e outras conquistas.

Por fim, um pedido: Evitem a “surdez ignorante”. Surdez ignorante nada mais é do que aquele “lugar confortável”, no qual as conversas terminam e o conhecimento não avança. Quando fazemos a opção pelo lugar confortável “da minha opinião”, renegamos a nossa capacidade de escutar e de se identificar com o outro.

Nunca desistam de sonhar, pois as melhores ideias sobrevivem.

 

Muito obrigado e boa sorte a cada um de vocês!

Kassiano César de Souza Baptista

São Paulo, 02 de dezembro de 2016.

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.