ENCONTROS E DESENCONTROS DA VIDA EM O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA, DE GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ

12-07-2013 17:02

Esse livro escrito em 1985 pelo escritor colombiano apresenta uma história de amor juvenil entre Florentino Ariza e Fermina Daza que perpassa toda a vida (exatos cinquenta e três anos, sete meses e onze dias), mesmo após o casamento e a viuvez de Fermina casada com o médico Juvenal Urbino.

Leitura interessante para todas as pessoas, pois mostra o amor inabalável e puro por toda uma vida de Florentino Ariza por Fermina Daza; mas também os diversos amores que os seres humanos podem ter ao longo da vida. Somos capazes de amar várias pessoas ao mesmo tempo e durante a vida. Cada amor na sua diferença, na sua especificidade porque as pessoas, objeto do nosso amor, são diferentes e únicas.

Exemplos no livro é o amor de Fermina pelo médico Juvenal Urbino, seu esposo. Mesmo casando sem o amar ela vai construindo, pela arte da convivência, um sentimento de amor,carinho e cumplicidade pelo seu companheiro nas horas boas e difíceis. Outro exemplo é o amor terno, submisso e cuidadoso da secretária Leona Cassiani por Florentino Ariza, presidente da CFC (Companhia Fluvial do Caribe) que, por estar viciado e fissurado em seu amor por Fermina Daza, não foi capaz de perceber que Leona foi o grande amor da sua vida, cuidando-o na velhice.

Há se ressaltar a qualidade do texto escrito por Gabriel Garcia Márquez na intensidade das personalidades e sentimentos dos personagens e, também, por mostrar o amor na velhice, não tanto físico quanto na juventude, porém mais espiritual e valorizado nos pequenos gestos e em não desperdiçar nenhum momento do pouco tempo de vida que lhe restam e, assim, aproveitando-o na sua plenitude.

Por fim, gostaria de fazer uma relação do livro com a música cantada por Luan Santana: Te esperando. (https://www.youtube.com/watch?v=BLn38uIpA8U) Tudo a ver com o livro! Quem leu sabe do que estou falando e quem não leu faça o mais rápido possível porque é enriquecedor.

 

Referência

Livro: O amor nos tempos do cólera

Autor: Gabriel Garcia Márquez

Assunto: Literatura estrangeira

Idioma: Português

Ano: 1985

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.