O POVO BRASILEIRO NA OBRA DE DARCY RIBEIRO – A INVENÇÃO DO BRASIL

20-08-2022 19:07

Seja bem-vindo/a tripulante à nave investigadora!

A aula desta semana abordará, tendo como base a obra de Darcy Ribeiro, o tema: A invenção do Brasil. Um processo e projeto constante e incessante a todos nós, principalmente à população pobre e trabalhora.

Para Darcy Ribeiro, esta terra onde vivemos, chamada Brasil a partir, principalmente de 07/09/1822, não é pouca coisa na américa latina e no mundo. De acordo com o autor, “somos um povo novo, feito de povos milenares”. Uma junção das sabedorias dos povos indígenas (originários), africanos e europeus.

Fechando a sua obra intitulada “O povo brasileiro”, o capítulo “A invenção do Brasil” é a coroação, feita por Ribeiro, do “fazimento” do Brasil. Uma tarefa que cabe a cada um de nós e a nós todos, “juntos e misturados”.

A escolha de postar esse texto-aula há poucos dias das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil (07/09/2022) como uma forma de homenagear o ser humano Darcy Ribeiro e a sua obra, tão importante de ser lida pelas novas gerações. Ribeiro foi um daqueles intelectuais que te encantava ao ouvi-lo ou ao lê-lo, tão contundente era a forma com que ele abordava a formação do Brasil, com suas qualidades, dificuldades e, principalmente, potencialidades.

Qual Brasil nós queremos contruir daqui para a frente, para além de 2022? Na minha visão, devemos forjar um país includente e sem desigualdades, capaz de possibilitar que as pessoas sejam felizes. Não felizes no sentido liberal do termo, onde a felicidade é vista como uma mercadoria a ser adquirida de maneira egoísta no mercado; mas, o contrário, felizes no fazer cotidiano de suas vidas e no conviver com os outros, na indissociabilidade . Este país somente dará certo se tiver como horizonte um projeto de emancipação humana coletiva, que radicalize a democracia para além dos limites burgueses consolidados na nossa constituição federal (1988), tendo a defesa e a construção do socialismo na proa da tarefa histórica. Tal empreitada deverá ser realizada pela classe trabalhadora – a classe que vive do trabalho, da venda da sua força de trabalho (física e mental).

 

Viva à Darcy Ribeiro!

Viva ao povo brasileiro!

 

INDICAÇÕES DE LEITURA

- CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais.

- RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro.

- RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema.

- TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.