O POVO BRASILEIRO NA OBRA DE DARCY RIBEIRO – BRASIL CABOCLO

10-11-2021 20:50

Seja bem-vindo/a tripulante à nave investigadora!

A aula desta semana abordará, tendo como base a obra de Darcy Ribeiro, o Brasil caboclo. Essa área cultural, segundo o autor, é o Brasil das amazonas. É o povo do norte! É a Amazônia, o nosso paraíso na terra

Para Darcy Ribeiro, a região denominada “brasil caboclo” é classificada como um lugar de beleza natutal incomparável, com rios caudalosos e habitada por diversas tribos indígenas, que dominavam – e ainda dominam – os conhecimentos sobre a natureza e os seus poderes para curas de muitas doenças. Ou seja, o domínio sobre os saberes acerca da natureza.

Ao longo do processo de colonização (expropriação de riquezas naturais e exploração dos povos que lá habitavam), a mestiçagem (mistura sexual e cultural) entre povos indígenas, portugueses e negros africanos foi responsável pela mudança étnica que passou a povoar a região amazônica, levando à ela os aspectos positivos do desenvolvimento: crescimento econômico e empregos; bem como os aspectos negativos: pobreza, poluição e violência, por exemplo.

No final do século XIX, a Amazônia é inserida em um novo contexto internacional com a extração da borracha, o que levou a um período de florescimenmto econômico na região, tornando Manaus a “capital mundial da borracha” e Belém, a “capital da amazônia”. No entanto, após o final da segunda guerra mundial, a região sofreu uma debandada de setores econômicos, o que levou a um processo de degradação social, pois, durante o ciclo financeiro de extração da borracha, essa região chegou a ser uma das regiões mais desenvolvidas do Brasil.

Por fim, Darcy Ribeiro nos lembra que o “brasil caboclo”, nos dias atuais, mantém um grande pólo de desenvolvimento tecnológico, com a “Zona Franca de Manaus”. O que, para o autor, pode trazer imensas riquezas para a população local, integrando a região amazônica ao restante do Brasil, com um desenvolvimento econômico e sustentável à sua comunidade local, algo tão necessário no momento histórico que vivemos.

 

Viva o povo caboclo!

Viva o povo brasileiro!

 

Para ver a própria vídeo-aula do Darcy Ribeiro, clique no link abaixo:

https://professorkassiano.webnode.com.br/home/newscbm_48061/10/

 

INDICAÇÕES DE LEITURA

- CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Editora Edusc.

- RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. Editora Companhia das letras.

- RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema. Editora Global.

- TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio. Editora Saraiva.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.