O POVO BRASILEIRO NA OBRA DE DARCY RIBEIRO – ENCONTROS E DESENCONTROS

31-08-2017 13:46

Seja bem-vindo tripulante à nave investigadora!

A aula desta semana abordará, a partir do que foi visto nas últimas três aulas sobre as contribuições étnicas-culturais formadoras do Brasil (Matriz Tupi, Matriz Lusa e Matriz Afro), o processo, em si, da constituição do povo brasileiro e, também, do nosso país, do ponto de vista geopolítico. Cabe ressaltar, aqui, que esses povos eram oriundos de regiões variadas do planeta, portanto, completamente diferentes entre si.

Darcy Ribeiro concentra nesta parte a essência do seu argumento, no livro O povo brasileiro – Formação e sentido do Brasil, ao mostrar que o povo brasileiro nasce dos “encontros e desencontros” de povos distintos, num processo de mestiçagem “sem eira, nem beira”, às custas de muito sangue, estupros e violências de mulheres negras e indígenas (Algum paralelo com o Brasil de hoje?). É na “alegria desta transação”, termo cunhado pelo autor, que surge o brasileiro, “povo mestiço na carne e no espírito”. A critério de entendimento, Ribeiro detalha que os seres humanos nascidos nesta terra, posteriormente chamada Brasil, eram bastardos, “filhos da terra”, “Zé ninguéns”, filhos de brancos portugueses com índias e negras que, “não tendo identidade indígena, negra, muito menos portuguesa”, tiveram que formar “outra coisa”, ou seja, algo novo. É assim que o Brasil começa.

O autor enfatiza que o “povo brasileiro é um povo novo, feito de povos milenares” e, com isso - desta mistura ética-cultural que veio crescendo ao longo do tempo, mesclando “múltiplas influências culturais” -, podemos inventar um país diferente: Um país para o seu povo.

Aceitemos o desafio da mistura.

Para ver a própria vídeo-aula do Darcy Ribeiro, clique no link abaixo:

www.youtube.com/watch?v=EE2NM_o2vkg

 

Para ler as aulas anteriores, clique no link abaixo:

professorkassiano.webnode.com.br/

 

INDICAÇÕES DE LEITURA

- CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Editora Edusc.

- RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro. Editora Companhia das letras.

- RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema. Editora Global.

- TOMAZI, Nelson D. Sociologia para o ensino médio. Editora Saraiva.

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.